Empresa de Florianópolis, WIER Tecnologia, apresenta equipamentos com soluções sustentáveis para a indústria de bebidas e alimentos.

0
1642

Ozônio e Plasma Frio, tecnologias limpas que podem ser grandes aliadas e facilitadoras para ambos os setores .

A WIER é uma empresa de base tecnológica localizada no Parque Tecnológico Alfa em Florianópolis, que desenvolve e comercializa soluções para tratamento de efluentes líquidos e purificação de ambientes.

Usando a tecnologia limpa de Plasma Frio e Ozônio, os purificadores da WIER não requerem o uso de produtos químicos para a sanitização de ambientes ou para o tratamento de efluentes líquidos, além de não deixarem resíduos.

Os purificadores da Família Purific destinam-se à sanitização de ambientes eliminando todo e qualquer odor desagradável (cigarro, animais, comida), micro-organismos presentes no ambiente (vírus, bactérias, fungos, protozoários), além de mofo e ácaros. Sem necessitar a adição de produtos químicos, os purificadores já são utilizados com sucesso no setor de hotelaria, em bares, restaurantes, academias, pet shops, auditórios, cinemas, hospitais, automotivo, entre outros. Totalmente automatizadas e com conceito de smart machines, são ligadas para fazer o trabalho e programadas para desligar. Não existe esforço humano, pois a máquina trabalha sozinha. Os purificadores da WIER promovem um tratamento duplo do ambiente: purificação do ar através da tecnologia de plasma frio e eliminação de odores e micro-organismos, mesmo impregnados no ambiente e em superfícies, através de ozônio (O3).

Já os purificadores da Família Aqua são destinadas à purificação de ambientes líquidos, ou seja, a higienização e desinfecção de locais com água, como piscinas, tanques e aquários. Também eliminam matéria orgânica e cor presente em efluentes da indústria têxtil, de papel e celulose, da indústria farmacêutica e agroindústria, por exemplo. Ademais, são eficientes na desinfecção de alimentos como carnes, peixes, frutas e verduras. Enfim, substituem com precisão e economia o uso de produtos químicos e desinfetantes como o cloro, pois o plasma frio é considerado uma alternativa ambientalmente correta e mais eficaz para uma série de aplicações domésticas e industriais.

O Plasma é considerado como o quarto estado da matéria. A saber: sólido, líquido, gás e Plasma! É um meio quimicamente ativo  formado por descargas elétricas de alta tensão, radicais livres, moléculas oxidantes (H2O2, O3), radiação ultravioleta (UV), elétrons de alta energia, entre outras espécies químicas altamente reativas. Quando aplicado no tratamento de efluentes líquidos, o plasma é capaz de degradar compostos orgânicos, promovendo um real tratamento do efluente, uma vez que não ocorre a geração de resíduos secundários como o lodo. O tratamento é considerado ambientalmente correto por não utilizar produtos químicos, mas apenas a água do próprio efluente, o ar que respiramos e a tecnologia de Plasma Frio de baixa potência elétrica. Quando aplicado na sanitização de ambientes, o Plasma Frio utilizado nos purificadores da WIER pode eliminar diversos micro-organismos e os compostos orgânicos voláteis presentes no ambiente.

O ozônio, por exemplo, é produzido pelas máquinas e é um gás natural formado a partir do oxigênio presente no ar que respiramos. O ozônio produzido pelas máquinas da WIER é o mesmo encontrado na camada de ozônio que protege o planeta terra e é capaz de eliminar até 99% dos microrganismos presentes nos ambientes. É um microbicida até 3.200 vezes mais potente que o cloro além de ser considerado pelo FDA (FoodandDrugAdministration) como uma substância segura para uso na indústria alimentícia desde 1982 (Fed Reg. 47:50209-502 10), além de o permitir como agente microbiano no tratamento, armazenagem e processamento de alimentos (21 CFR 173.368).

Estudos realizados em hospitais, tais como o Queen Elizabeth em Birmingham na Inglaterra e o Instituto Público de Saúde em Osaka, no Japão, assim como aplicações feitas em Universidades como a Federal de Uberlândia em Minas Gerais e as Universidades de British Columbia, em Vancouver no Canadá, comprovaram a eficácia do Ozônio contra diversas bactérias e microrganismos que podem causar doenças ou contaminações graves.

Ter um aparelho da WIER em seu escritório, casa, negócio, pode evitar uma série de doenças e contaminações. Os hotéis ficarão mais seguros, assim como clínicas, ambientes cirúrgicos e creches, onde a grande frequência de crianças é um ambiente propício para contaminação, já que é praticamente impossível controlar que elas se toquem, brinquem e assim transmitam algumas doenças. As máquinas da Família Purific são práticas, eficientes, econômicas e muito versáteis. Trata-se de um equipamento leve, compacto fabricado em alumínio. Dispensa o uso de produtos químicos (sem refil) e não deixa resíduo. Enfim, prático, eficiente e ecologicamente correto, pois a empresa tem como lema e missão prover sustentabilidade ao meio ambiente. Com o desejo de ser para o Brasil uma empresa referência com tratamento de efluentes e purificação de ambientes, a WIER trabalha com paixão, persistência, inovação, compromisso, e sustentabilidade.

Como Funcionam os Purificadores

Os equipamentos da Família Purific atuam de duas formas: de forma passiva, purificando o ar que passa por dentro da máquina e de forma ativa através do ozônio liberado pela máquina.

Na forma passiva, o ar que passa dentro da máquina é purificado através da tecnologia de plasma frio. O ar recebe a ação de radiação ultravioleta (UV), radicais livres, elétrons de alta energia, entre outros formados pelo plasma e que conseguem eliminar micro-organismos e assim purificar o ar que sai da máquina.

Na forma ativa, a purificação do ambiente é feita através de gás ozônio que é liberado continuamente pela máquina. Por ser um gás, ele se espalha por todo o ambiente e se alastra pelo ambiente, chegando inclusive em lugares aonde a limpeza convencional não chega ou que não é feita. O ozônio é um gás natural bem oxidante e reativo. Ele consegue matar micro-organismos, vírus, bactérias, fungos e ácaros, assim como consegue quebrar moléculas orgânicas que causam mau cheiro.

História da WIER

A WIER foi fundada em 2011, mas foi a partir de 2014, que todo o projeto dos purificadores saiu do papel e chegaram ao mercado. “Hoje já vendemos mais de 3.600 máquinas de ozônio, algumas para o exterior.”, conta Bruno Mena, fundador da WIER. Tendo frequentado sempre as escolas públicas, foi sempre um aluno aplicado e dedicado. Em 2006 chegou a Florianópolis para fazer faculdade e formou-se em Química em 2010 pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em três habilitações: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológica. Concluiu seu Mestrado em Química pela UFSC em 2012. Em 2014 concluiu seu MBA com foco em Engenharia Sanitária e Ambiental. Em 2015, publica seu livro sobre a tecnologia de plasma frio com o tema: Plasma frio de descarga elétrica de alta tensão.

Em 2016 tornou-se Doutor em Química pela UFSC, tendo feito uma parte do doutorado na Universitàdegli Studi Padova, Itália, a oitava Universidade mais antiga do mundo e onde Galileu Galilei, Nicolau Copérnico e outros famosos lecionaram.

Apresentando bons resultados, a WIER conseguiu feitos importantes, recebeu incentivo financeiro do PappeFinep Inovação, Projeto Tractebel Energia Aneel, Senai/Sesi Inovação, também foi finalista no Prêmio EDP Inovação 2020, SEBAETEC, e foi selecionada para a Darwin Starter. 

Atualmente a empresa esta incubada no CELTA, localizado no Parque Tecnológico Alfa, um dos maiores centros de inovação e tecnologia do País, localizado em Florianópolis.

No mesmo ano, a partir de agosto de 2016 a WIER, tornou-se uma empresa certificada pelo instituto ITEL, de Barcelona, Espanha, para a higienização e desodorização de ambientes.

Este certificado é válido para toda a União Europeia e países relacionados, como o Brasil.

Recentemente a Empresa foi selecionada para a edição de 2017 do programa Scale-Up da Endeavor. A Endeavor é uma iniciativa da organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo. O projeto apoia empreendedores que estão se destacando pelo alto crescimento, nos mais diversos setores. 

Durante o ano de 2017, Dr Bruno também participou de eventos nacionais e internacionais de ordem científica e de “tecnologia pronta aplicada” a fim de acompanhar os avanços técnico-científicos no âmbito acadêmico e de mercado, respectivamente. Como exemplo, pode-se citar dois eventos científicos internacionais : Sixth Central European Symposium on Plasma Chemistry e o International Symposium on Non-Thermal/Thermal Plasma Pollution Control Technology & Sustainable Energy; além da participação nas feiras internacionais Canton Fair (China) e Pollutec-Brasil.

A Ideia

A ideia surgiu quando Bruno ainda estava na faculdade. “Eu entrei na faculdade já querendo ter uma empresa. Eu não sabia ao certo o que faria, mas já sabia que tinha que estar ligada ao meio ambiente, porque eu via no meio ambiente um potencial muito grande de negócio, pois a consciência ambiental estava crescendo no mundo todo e já se falava em reaproveitamento e reuso de água, problemas com a poluição ambiental, contaminação de rios.”, conta ele.

Percebendo que a legislação começava a ficar mais rígida, assim como a consciência ambiental em todo o mundo, Bruno acreditava que logo o Brasil também seria um bom mercado para isso, de modo que equipamentos que facilitassem e melhorassem as condições de ambientes, lagos, rios, teriam um bom mercado. Ele tinha tristes lembranças de quando era criança. Em sua cidade Natal, Nova Trento (SC), o rio mudava de cor devido a descarga de efluentes químico tóxicos que empresas do setor têxtil lançavam na água causando também a mortandade de peixes.

Ao ingressar na faculdade de Química, Bruno começou a trabalhar em pesquisas, os gases Plasma Frio e Ozônio, ainda pouco explorados chamaram sua atenção e ele viu que poderia aplicá-lo para desinfetar vários setores. Além de que, o gás gerava muito menos malefícios e uma série de benefícios ao ecossistema. Era exatamente o que Bruno procurava: uma tecnologia inovadora e aliada do meio ambiente.

 “Eu comecei do zero. Com o tempo, resultados interessantes foram surgindo.” E tais resultados o levaram a congressos, artigos científicos e a certeza do potencial da tecnologia de plasma frio usada no tratamento de efluentes líquidos. Assim continuou seu trabalho e participou do Programa Sinapse da Inovação para então abrir a sua  empresa.

A Empresa tem uma proposta de consciência ambiental e social.

Bruno, o fundador da WIER, além da sua grande preocupação com o meio ambiente, faz voluntariado há cinco anos no setor de oncologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão,  e sua empresa faz doações em dinheiro em alguns eventos, como Páscoa, Natal, Dia das Crianças e outros.“O trabalho voluntário faz parte dos meus valores e pela WIER também fazemos doações de sangue no HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina),  há três anos. Temos até um certificado”, diz ele. 

Sobre a Fispal : https://www.fispaltecnologia.com.br/pt/a-feira.html

A Wier Tecnologia Plasma Frio e Ozônio estará presente na Fispal Tecnologia, que acontece do dia 26 a 29 de junho no São Paulo Expo. 

Na Fispal, a empresa apresentará e demonstrará,  ao público pela primeira vez, como funciona e age o novo equipamento que foi lançado recentemente, o Sanit Móvel. 

A lavadora profissional com mangueira e rodas com jato de água ozonizada já é utilizada em duas cervejarias artesanais e tem gerado em torno de 30 a 50% de economia em água e tempo.Projetado e desenvolvido para facilitar o processo de higienização de ambientes e alimentos e de fabricação de bebidas, o equipamento que não requer uso de produto químico, faz a  lavagem sanitizante dos ambientes com jato de água ozonizada.

O Sanit Móvel lava superfícies, desinfeta e remove mofo, odores e contaminantes. 

No setor cervejeiro, por exemplo, pode ser utilizado em tanques de fermentação substituindo o ácido peracético na etapa de CIP. Auxilia na remoção de matéria orgânica eliminando micro-organismos da sanitização posterior com apenas um pré enxágue do tanque. Diminui o tempo de recirculação em 50%. Além do mais, seu esguicho permite limpar locais e cantos de difícil acesso. O Sanit móvel pode gerar economia e qualidade e ser grande facilitador no processo de fabricação de bebidas ( água, sucos, cervejas e vinhos). 

Tecnologia limpa, inovadora e sustentável para o setor cervejeiro. Não agride e não deixa resíduo para o meio ambiente.

Dr. Bruno, fundador e CEO da Wier, estará na Fispal  no dia 27/06 . Estande 141 Alameda 7

O  Químico, Dr. Bruno Mena Cadorin, idealizador, fundador e CEO da WIER, startup de tecnologia limpa, é pioneiro no país em utilizar o plasma frio.

Seu projeto tem como objetivo, pessoal e empresarial, de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria, do meio ambiente.

Bruno Mena se preocupa com o meio ambiente desde que era pequeno. Ele que sempre estudou em escolas públicas, ganhou bolsas e chegou lá.

A WIER já vendeu mais de 3.600 purificadores de ar ( ozônio),  algumas unidades para o exterior. Uma história de sonho e dedicação aliada do Planeta.  

Atualmente a empresa está incubada no CELTA, localizado no Parque Tecnológico Alfa, um dos maiores centros de inovação e tecnologia do País, localizado em Florianópolis.

Dr. Bruno Mena Cadorin  recebeu em dezembro do ano passado, o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia de 2017, na categoria Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup), o prêmio foi concedido à Wier Tecnologia Plasma Frio e Ozônio, pelo trabalho “Inovadora Tecnologia Verde para o Real Tratamento de Efluentes”. 

Seu produto é certificado pelo ITEL de Barcelona sendo válido em toda a União Europeia e países relacionados como o Brasil.

Mesmo em cenário de crise política e econômica no Brasil,  a WIER  teve um crescimento de 200% em relação ao ano passado/ 2017 e segue crescendo, gerando empregos e movimentando a economia.

O equipamento para efluentes líquidos foi utilizado experimentalmente por uma Empresa Têxtil de Blumenau com o resultado de uma economia de 40% na utilização da água, sendo seu consumo em média de 400 m3 de água por hora.

Na Fispal, a empresa apresentará e demonstrará,  ao público pela primeira vez, como funciona e age o novo equipamento que foi lançado recentemente, o Sanit Móvel. A lavadora profissional com mangueira e rodas com jato de água ozonizada já é utilizada em duas cervejarias artesanais e tem gerado em torno de 30 a 50% de economia em água e tempo. 

No setor de bebidas, os purificadores da WIER eliminam a utilização dos tóxicos e corrosivos, ácido peracético e peróxido de hidrogênio, que são utilizados no processo tradicional do envase e na limpeza dos tanques. Ainda dispensa a utilização da água quente, outro processo muito utilizado atualmente para a higienização nas indústrias, que causa grande custo e desperdício. 

Os equipamentos da WIER eliminam estes processos e trazem uma enorme economia de água para a fábrica e conseqüentemente para o meio ambiente, gerando uma cadeia de sustentabilidade até o produto final chegar com custo reduzido ao consumidor.

O Ozônio elimina a necessidade de aplicação de produtos químicos em vários  processos de higienização e não geram resíduos. O ozônio produzido pelas máquinas da WIER é o mesmo encontrado na camada de ozônio que protege o Planeta Terra e é capaz de eliminar até 99% dos microrganismos presentes nos ambientes. É um microbicida até 3.200 vezes mais potente que o cloro. 

Setor de Bebidas.

No setor de bebidas (água, cerveja, sucos e vinhos), as máquinas da WIER, podem ser empregadas para: 

Envase de bebidas.

Sanitizar utensílios e ambientes.

Tratamento de efluentes e reuso de água.

VANTAGENS DE USAR O OZÔNIO EM ENVASES  

SANITIZAÇÃO DE RECIPIENTES

Garrafas, Barris, Tanques, Tampas

A Água ozonizada garante eliminação 100% segura e efetiva de microrganismos contaminantes do produto.

DESINFECÇÃO LOCAL  

Não requer adição de produtos químicos, como cloro e ácido peracético.

Processo 100% sustentável via jatos de água com ozônio.

Aplicação em chão, mesas e outras superfícies.

Eliminação completa de microrganismos.

ECONOMIA DE ÁGUA  

Ozônio gerado conforme necessidade de aplicação.

Aplicação em sistemas CIP (Cleaning-in-place).

Limpeza de tanques, válvulas, tubulações e trocadores de calor.

Redução de tempo e quantidade de água geral usada.

UM POTENTE SANITIZANTE A FRIO  

Redução de custos com energia térmica.

A Tecnologia dispensa a utilização de vapor e água quente.

Grande potencial de desinfecção do ozônio permite utilização às baixas temperaturas para sanitização de equipamentos e tubulações com água ozonizada.

Poderoso oxidante;  

Sustentável e ambientalmente correto;

Tecnologia verde: não gera subprodutos tóxicos no meio ambiente;  

Altamente difundido na Europa e países desenvolvidos;  

Gerado no local de consumo, sem necessidade de estoque e transporte;  

Sem manuseio, oferecendo maior segurança operacional.

Desinfecção completa e rápida de bactérias, fungos e outros microrganismos sem geração de resíduos.  

Propriedade sanitizante superior a do ácido peracético e do cloro.  

Redução de custos com água e energia.  

Atendimento às normas de higiene nacionais e internacionais.  

Fim de maus odores.

Setores Alimentícios e Ambientes.  

Eliminação completa e rápida de micro-organismos, como bactérias, vírus, fungos, colônias, biofilmes e mofo e odor.

Sanitização de frutas e verduras elimina agrotóxico das cascas. Conserva, retarda a maturação e aumenta a vida útil dos alimentos por eliminar o gás etileno e micro- organismos, gerando menos desperdício e prejuízo.

Sanitização em câmaras frigoríficas, alimentos, carnes, peixes e ovos. Eliminação completa e rápida de bactérias, fungos e demais micro-organismos. Aumento Shelf Lite. 

Fim dos maus odores.

Redução de água e do tempo para lavagem de alimentos. 

Sanitização nos silos de armazenamento.  Conservação de sementes, nozes e especiarias. 

Propriedade sanitizante superior a do cloro.  Economia de água, tempo e por não usar produtos químicos.  

Sanitização do chão, mesas e demais superfícies.  

COMPARATIVOS.   

SANITIZAÇÃO CONVENCIONAL. 

Grandes gastos com produtos químicos. 

Necessária imersão de 15 minutos na solução. 

Realização de enxágue

Diminui a durabilidade dos alimentos. 

Descarte de água clorada para tratamento.  

OZÔNIO WIER 

Redução de 90% do tempo no processo. 

Nenhum gasto com produtos químicos. 

Imersão reduzida para apenas 2 minutos.

Dispensa enxágue acelerando o processo.

Oz Pro da Linha Purific

Os purificadores da Família Purific destinam-se à sanitização de ambientes eliminando todo e qualquer odor desagradável (cigarro, animais, comida), micro-organismos presentes no ambiente (vírus, bactérias, fungos, protozoários), além de mofo e ácaros. Sem necessitar a adição de produtos químicos, os purificadores já são utilizados com sucesso no setor de hotelaria, bares, restaurantes, academias, pet shops, auditórios, cinemas, hospitais, carros, entre outros. 

Oz 10 e 20 da Linha da Família Acqua 

São destinadas à purificação de ambientes líquidos, ou seja, a higienização e desinfecção de locais com água, como piscinas, tanques e aquários. Substituem com precisão e economia o uso de produtos químicos e desinfetantes como o cloro, pois o ozônio é considerado uma alternativa ambientalmente correta e mais eficaz para uma série de aplicações domésticas e industriais.

.

Linha Sanit, Sanitizador de Alimentos : Desinfecção dos alimentos e eliminação dos agrotóxicos na casca.

Sanit Móvel Carrinho com jato de água ozonizada

Betânia Lucco