Solução em nuvem da Siemens inova no setor de Pesagem e Empacotamento e gera maior eficiência das máquinas e transparência de operação em tempo real

0
1256
  • MindSphere gera valor à MQpack ao proporcionar maior exatidão no empacotamento de produtos junto aos clientes
  • Inteligência do sistema de IoT (Internet das Coisas) da Siemens melhora performance produtiva e gera maior transparência operacional

Sistema operacional de IoT baseado em nuvem da Siemens, o MindSphere tem gerado valor às empresas de diferentes setores do mercado e a mais nova inovação proporcionada pela solução foi no segmento de Pesagem e Empacotamento Automático. Auxiliada pela inteligência de dados gerada pela digitalização, a fabricante de máquinas MQpack passou a fornecer máquinas mais inteligentes ao mercado, criando Big Data do processo produtivo do cliente.

A MQpack fornece equipamentos para empresas que atuam nos segmentos de carne, frango, pescados, hortifruti, panificação, massas e biscoitos. Ao conectar os dados das máquinas ao MindSphere, a companhia conseguiu entregar para os seus clientes máquinas mais inteligentes, coletando, armazenando, e gerando base de conhecimento do processo produtivo específico do cliente com ótimos resultados financeiros com a precisão final de pesos.

Outro diferencial gerado pela plataforma de IoT da Siemens foi possibilitar a coleta de dados da operação das máquinas que apontam, por exemplo, o melhor turno de produção e operação dos equipamentos, e identificar as melhores práticas históricas de operação entre todos os colaboradores do cliente. Ou seja, caso os equipamentos tenham uma piora de rendimento, a ferramenta Performance Insight permite trazer sempre para a melhor performance possível.

“Com a inteligência da plataforma MindSphere conseguimos transformar os dados de qualquer equipamento, seja ele novo ou antigo, em informações capazes de nos dar mais eficiência, transparência operacional, melhora de performance, redução no tempo de máquina parada, entre diversos outros benefícios”, afirma Rafael Alves, especialista em aplicações em nuvem e digitalização da Siemens. “O MindSphere também possui soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning que podem agregar ainda mais valor a estas aplicações. A MQpack já está se beneficiando desta inovação proporcionada pelo MindSphere onde consegue atuar ativamente com os seus clientes, e entregar uma máquina inteligente para o mercado”, completa.

“Com a plataforma em nuvem MindSphere, coletamos infinitos dados do processo do cliente, armazenamos, aprendemos, e transformamos esse Big Data no máximo de eficiência possível ao cliente. Quanto mais usa, mais aprende, melhor produz, nos tornando o melhor custo-benefício do mercado”, afirma Marcos Queiroz, CEO da MQpack.

A solução voltada para máquinas de embalagens foi idealizada em um hackathon realizado pela Siemens durante a feira Fispal de 2019. A MQ-Pack implementou a solução no mercado através de um aplicativo que está disponível no ecossistema do MindSphere e é capaz de monitorar os dados das máquinas em tempo real (app Performance Insight).

In Press Porter Novelli

Sobre a Digital Industries:

Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.

Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global de tecnologia que se destaca por sua excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. Atuando no mundo todo, a empresa concentra-se em infraestrutura inteligente para edifícios e sistemas de energia distribuída, e em automação e digitalização nas indústrias de processo e de manufatura. A Siemens reúne os mundos digital e físico para beneficiar os clientes e a sociedade. Por meio da Mobility, fornecedora líder de soluções de mobilidade inteligente para transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens está ajudando a moldar o mercado mundial de serviços de passageiros e de carga. Por sua participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, a Siemens também é fornecedora líder mundial em tecnologia médica e serviços de saúde digitais. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica que está listada na bolsa de valores desde 28 de setembro de 2020. No ano fiscal de 2020, encerrado em 30 de setembro de 2020, o Grupo Siemens gerou uma receita de €57,1 bilhões e um lucro líquido de €4,2 bilhões. Em 30 de setembro de 2020, a empresa contava com cerca de 293.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet em www.siemens.com

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Atualmente, a empresa Siemens conta com seis fábricas e quatro centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website: www.siemens.com.br

In Press Porter Novelli