PepsiCo e Molécoola já coletaram 4,5 toneladas de plástico BOPP em sete meses de parceria, destinando o material à reciclagem correta

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Atualmente no Brasil são geradas 82 milhões de toneladas de lixo ao ano, mas apenas cerca de 3 milhões de toneladas são recicladas. Considerando a América Latina, ela possui uma das menores taxas de reciclagem do mundo: globalmente recicla-se uma média de 13,5% de resíduos, enquanto a região recicla 4,5% de seus resíduos¹. Pensando em contribuir para mudar essa realidade, a PepsiCo firmou parceria com a Molécoola, startup que incentiva a reciclagem por meio de um programa de fidelidade ambiental, que engaja os(as) consumidores(as) a levarem suas embalagens de snacks do portfólio da companhia, como LAY’S®, RUFFLES®, CHEETOS® entre outros, até uma estação de coleta e acumular pontos, que podem ser trocados por produtos ou benefícios. Com a iniciativa, já foram coletadas 4,5 toneladas de BOPP – o equivalente a 1 milhão de embalagens de salgadinhos.
 

O BOPP é um filme plástico metálico encontrado nas embalagens de snacks utilizado para proteger do produto, mantendo a sua crocância e segurança. No entanto, ele ainda não possui uma cadeia de reciclagem desenvolvida no Brasil, o que reforça a importância dessa parceria. O BOPP coletado é destinado a parceiros que fazem a reciclagem correta, e parte dele é destinado à produção de paletes plásticos que são usados nas linhas de produção da própria PepsiCo, fechando o ciclo do material no meio ambiente.

Os detalhes dessa ação e o impacto transformador que ela pode causar no planeta são retratados no primeiro episódio em formato curto ‘Amor Inesperado’, da segunda edição do documentário Planet Love, produzido pela National Geographic CreativeWorks e lançado em 9 de maio. O minidocumentário tem como objetivo inspirar e incentivar as pessoas a terem uma relação de amor com o planeta, por meio de sete episódios. Para assistir aos conteúdos, acesse o canal do YouTube da National Geographic Latinoamérica.


As iniciativas integram a estratégia de transformação da companhia, PepsiCo Positive (pep+), que coloca a sustentabilidade no centro do negócio da empresa, permeando toda a cadeia produtiva, de ponta a ponta. Para mais informações sobre as ações de sustentabilidade da PepsiCo, acesse o site.


¹ Fonte Banco Mundial
 

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite o site.