Givaudan e Manus Bio lançam BioNootkatone, ingrediente cítrico sustentável e clean label com excelente perfil de sabor

0
15754

A Givaudan, líder global em sabor e bem-estar, e a Manus Bio, biofabricante líder em produtos naturais, anunciaram hoje o lançamento do BioNootkatone, um ingrediente inovador que responde à demanda do mercado por um sabor cítrico natural, sustentável e clean label, sem a volatilidade dos extratos cítricos tradicionais. Além disso, o BioNootkatone oferece um sabor cítrico natural e refrescante que pode ser usado em uma variedade de alimentos e bebidas.  

BioNootkatone é o resultado da expertise analítica, de sabores e de processamento da Givaudan combinada à aplicação bem sucedida da plataforma de engenharia BioAssemblyLineTM Cell Factory da Manus Bio. O BioNootkatone usa fonte de açúcar não-OGM como material de início e é feito sem usar qualquer ingrediente cítrico. É o nootkatone natural mais econômico e sustentável disponível no mercado.

Fabio Campanile, Head Global de Ciência & Tecnologia Taste & Wellbeing da Givaudan, afirma: “Estamos entusiasmados em oferecer este ingrediente chave ao mercado, dando aos nossos clientes a tranquilidade que vem de um produto sustentável com um fornecimento consistente e confiável. BioNootkatone permitirá que nossos clientes se concentrem no que importa: criar para seus consumidores experiências deliciosas e refrescantes de sabor cítrico e com um rótulo limpo”.

Dr. Ajikumar Parayil, Chief Executive Officer da Manus Bio, complementa: “Efeitos climáticos e doenças agrícolas – como o greening que afeta os cítricos – estabeleceram uma clara necessidade de ingredientes naturais e sustentáveis que não dependam de extratos cítricos agrícolas. O lançamento do BioNootkatone é uma grande conquista em nossa colaboração bem sucedida e de longa data com a Givaudan”.

Com um processo próprio de biofabricação, a Manus Bio e a Givaudan são capazes de fornecer um produto consistente de alta qualidade. Além disso, o BioNootkatone tem menos impacto para as mudanças climáticas do que o nootkatone derivado de frutas cítricas porque é um ingrediente com emissão de gases de efeito estufa (GEE) comparativamente mais baixo. Esse desenvolvimento é um exemplo do forte compromisso da Manus Bio e da Givaudan com sustentabilidade e inovação orientada aos propósitos.

Nootkatone é um ingrediente amplamente utilizado em muitos sabores e produtos cítricos em todo o mundo. O Bionootkatone da Givaudan tem um perfil de sabor superior e oferece notas amadeiradas, cítricas e de casca, sem nenhuma das notas frequentemente encontradas em outros nootkatones atualmente disponíveis no mercado.

O BioNootkatone se tornará um componente importante do amplo portfólio de produtos Taste da Givaudan, apoiando sua estratégia de permitir a cocriação de experiências alimentares para os consumidores. Dessa forma, a Givaudan está comercializando globalmente de forma exclusiva o BioNootkatone, com a Manus Bio mantendo todos os direitos de fabricação.

As empresas planejam continuar sua parceria, implantando a poderosa plataforma de engenharia BioAssemblyLineTM Cell Factory da Manus Bio para trazer outros ingredientes naturais e sustentáveis ao mercado.     

Sobre a Givaudan

A Givaudan é líder global em Fragrância & Beleza e Sabor & Bem-estar. Celebramos a beleza da experiência humana criando vidas mais felizes e saudáveis com amor pela natureza. Junto com nossos clientes, entregamos experiências gastronômicas, criamos fragrâncias inspiradoras e desenvolvemos soluções de beleza e bem-estar que fazem as pessoas se sentirem bem. Em 2021, a Givaudan empregou mais de 16.800 pessoas em todo o mundo e alcançou 6,7 bilhões de francos suícos em vendas, com um fluxo de caixa livre de 12,6%. Com uma história de mais de 250 anos, estamos comprometidos em impulsionar o crescimento de longo prazo, liderado por propósitos, melhorando a saúde e a felicidade das pessoas e aumentando nosso impacto positivo na natureza. Saiba mais em: www.givaudan.com.

Sobre a Givaudan Sabor & Bem-estar

Impulsionada pela inovação e criatividade, a Givaudan Sabor & Bem-Estar visa moldar o futuro dos alimentos, tornando-se a parceira de cocriação preferida de seus clientes. Ancorada em sua posição de liderança global em aromas e sabores, a Empresa vai além da criação de experiências alimentares que fazem bem e trazem bem-estar para o corpo, a mente e o planeta. Com uma carteira expandida de produtos em aromas, sabores, soluções funcionais e nutricionais e um profundo conhecimento do ecossistema dos alimentos, a paixão da Givaudan é colaborar com clientes e parceiros para desenvolver inovações revolucionárias em alimentos e bebidas. Vamos imaginar juntos o futuro dos alimentos.

Sobre a Manus Bio

A Manus Bio utiliza os rápidos avanços na biologia para produzir ingredientes naturais complexos usados em nossas vidas diárias, como sabores, fragrâncias, ingredientes alimentícios, cosméticos, vitaminas, produtos farmacêuticos e produtos químicos agrícolas. Usando sua avançada tecnologia de fermentação, a Manus Bio recria processos naturais para a biomanufatura industrial de última geração e fornece fontes sustentáveis e econômicas de ingredientes para saúde, bem-estar e nutrição. Para saber mais, visite www.manusbio.com ou entre em contato com info@manusbio.com.

 

Para mais informações:

Givaudan

Jeff Peppet, Global Content & Communications Director, Taste & Wellbeing, Givaudan

+15132933740

Jeff.Peppet@givaudan.com

Jamie Till, Associate Director, Instinctif Partners

+44 7581 480 083

Jamie.till@instinctif.com