Companhia já identifica um crescimento de 30% de participação nas iniciativas de seu programa de qualidade de vida
Desde o começo da pandemia, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem adotado uma série de medidas preventivas buscando a segurança e a saúde dos(as) colaboradores(as) e familiares no período de isolamento social. Por meio da área de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida, a companhia desenvolve estratégias como a criação de conteúdos on-line de incentivo a práticas de atividades física e de relaxamento, visando promover o bem-estar e melhorar o desempenho físico e emocional dos profissionais.
“A preocupação com a qualidade de vida dos nossos colaboradores é constante na Suzano e não seria diferente em um momento tão delicado como agora. Percebemos que devido à pandemia, a ansiedade, o estresse, o medo e a insegurança foram os sentimentos que impactaram boa parte das pessoas no mundo. Por isso, rapidamente, o time de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida adaptou diversos programas que antes eram realizados presencialmente para o contexto virtual com videoaulas e lives”, afirma Marcelo de Mello Martins, gerente executivo de Segurança e Saúde Ocupacional da Suzano.
Como resultado dessas ações, a Suzano registrou um aumento de 30% na adesão de colaboradores(as) e familiares nas iniciativas de seu programa de qualidade de vida, conhecido como Faz Bem.
Uma das principais iniciativas da companhia é o Disque Faz Bem. Dividido em três pilares de saúde (a mental, a física e a financeira), a ação conta com diversos profissionais como psicólogos, nutricionistas, personal trainers, advogados, entre outros, que estão disponíveis para atendimento virtual de colaboradores(as) e seus familiares 24 horas por dia. Desde o início da pandemia, o programa já recebeu 5.200 ligações e atendeu 1.200 pessoas por webinar, com a Auster – empresa parceira do programa.
A Suzano oferece ainda uma série de webinars para a troca de informações, boas práticas e orientações para auxiliar os(as) colaboradores(as) no enfrentamento do cenário atual de forma positiva. A companhia também disponibiliza aulas sobre mindfulness (técnica que ajuda a focar no momento presente, sem deixar o passado e o futuro afetarem a análise, tornando a mente mais saudável), que chega a ter em média 180 participantes por aula.
Cuidados no lar
Com o home office e os fechamentos temporários das academias, parques e áreas de lazer por medida de segurança, diversas pessoas abandonaram a prática da atividade física e, consequentemente, todos os benefícios que ela proporciona.
Para incentivar a prática de exercícios em casa, a Suzano, em parceria com a Ação Corporate, desenvolveu um cronograma de lives com dicas de exercícios físicos, orientação de ergonomia, saúde e trabalho remoto, além da aula de ginástica laboral, que reúne a média de 80 participantes a cada ação.
Outra iniciativa da empresa é a parceria com o Gympass. Por meio dela, os(as) colaboradores(as) possuem descontos especiais em diversas academias pelo Brasil e em soluções de bem-estar, como treinos on-line, aulas de meditação e muito mais.
Jornada da felicidade
Neste mês, a Suzano realizará a iniciativa “Jornada da Felicidade: fortalecendo os cuidados com a saúde mental”, com o objetivo de debater assuntos como a espiritualidade e a felicidade dentro e fora do ambiente corporativo. O evento contará com diversas lives e a participação especial do escritor, psiquiatra e professor Augusto Jorge Cury.
“A Suzano busca continuamente oferecer suporte e alternativas que contribuam com o equilíbrio emocional das pessoas neste momento desafiador. O nosso intuito é mostrar que os(as) colaboradores(as) não estão sozinhos(as) e que podem contar com nosso apoio”, completa o gerente.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com
Contato: Eduarda Lopes, Mariana Viana, Vitória Jesus e Ana Cássia Simões
suzano@planin.com Tel.: (11) 2138-8949